Viagem de Carlos Malta é retratada no 1º longa exibido no Curta-SE 16

IMG_2201

O documentário ‘Xingu Cariri Caruaru Carioca’, dirigido por Elizabeth Formaggini, deu início às Mostras Competitivas de Longas da 16ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). A Mostra tem objetivo de escolher o melhor longa através do voto popular, que dão notas de 1 a 5 aos filmes que assistiram.

O filme narra uma viagem de Carlos Malta pelo Brasil, onde ele encontra diversos músicos tradicionais do pife, buscando as raízes do instrumento, suas transformações, contexto e interdependências com a música contemporânea. Filmado nas regiões Norte e Nordeste e finalizado no Rio de Janeiro, entre maio e junho de 2014, o longa promove um encontro entre mundos diversos e ao mesmo tempo confluentes.IMG_2238

“Eu achei esse filme muito legal, por ir percorrendo vários lugares e mostrando a influência do pífano. Começando no trabalho com os índios, até o branco mais moderno no Rio de Janeiro, o filme mostra essa relação das mudanças que vão acontecendo, além do retorno às raízes também, que é bem interessante”, afirmou o professor Marcos Paulo, que prestigiou a exibição do documentário.

Rosângela Rocha, diretora executiva do Festival, ressalta que as Mostras Competitivas tiveram o feito inédito de só terem mulheres nas direções. “Foi uma curadoria específica para o tema deste ano do Festival, ‘Lugar de mulher é no cinema’. Tivemos outros longas com condições de competir, como os que estão sendo exibido nas Mostras Informativas, mas priorizamos a seleção só com mulheres”, explica.

Apoio 

Através da Lei de incentivo à Cultura, o Festival tem o apoio da Revista Preview, Benedito Lado B Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Festival de Avanca – PT, Fest’Afilm – FR, Tagi.i ; e apoio cultural do Cinema Vitória, Secult-SE através do Funcart. A realização é da Casa Curta-SE, AVBR Produções e Ministério da Cultura / Governo Federal.

Por Carolina Leite e Tirzah Braga

Fotos: Sóstina Silva

 

Share Button

Comentários

scroll to top