MOSTRA DE CURTAS

Mostra Infantil – Festivalzinho (Acessibilidade) – 54 min;

Quar, 18/11 às 18h

O Sumiço da Coroa (audiodescrição e libras)

Direção de Chico Faganello e Marco Martins, ficção, 2013, SC, 15 minutos. Livre

A Coroa, o principal símbolo da festa do Divino Espírito Santo, desaparece da Igreja da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. E agora? Clara e Pedro começam a investigação para tentar recuperá-la, senão a festa pode não acontecer. Mistura de realidade com ficção, o filme une cultura brasileira e aventura

Campeonato de Pescaria (libras)

Direção de Luiza Lins e Marco Martins, ficção, SC, 2009, 14 minutos.

Premiado pelo Edital Curta Criança, do Ministério da Cultura, o curta Campeonato de Pescaria, de Luiza Lins e Marco Martins, com locações na Praia do Pântano do Sul e na Lagoa da Conceição, mostra a realidade das crianças nativas, que brincam na rua, pescam e se divertem em meio à natureza. O filme narra uma aventura que acontece no litoral catarinense, quando a comunidade organiza um torneio de pesca para que as crianças se divirtam durante as férias.

O Samba Daqui (audiodescrição e libras)

Direção de Melina Curi, ficção, SC, 2014, 15 minutos

“O Samba Daqui” foi rodado na Praia dos Açores e Sambaqui e conta a história de dois irmãos, Aninha e Léo, que descumprem a promessa que fizeram ao avô José, interpretado por Sérgio Mamberti, e comem o marisco tirado por eles mesmos da costa. Para que o avô não veja as conchas, as crianças resolvem escondê-las à noite na praia, quando acabam descobrindo algo muito misterioso.

Meu tio que me disse (audiodescrição e libras)

Direção de Vanusa Angelita Ferlin, SC, ficção, 2015, 10 minutos. Gênero: comédia.

Tatiana é uma menina muito curiosa e está intrigada com o fato de toda a cidade estar eufórica com a data de Natal. Numa manhã de dezembro, sua mãe se depara com a pergunta que ela um dia teria a certeza que viria: Papai Noel existe mesmo? A partir da resposta da mãe, a “pergunta” vai ao quintal brincar com os amigos dela, que respondem com muita imaginação.

Mostra Trailers/ Vídeo de Bolso – 10 min

Quar, 18/11 às 19h10

 A Árvore de Humberto. Direção: Alunos do Projeto Animação. ES. Animação. 2016. 0’25’’. Livre

“A Árvore de Humberto” utiliza trechos do curta-metragem “A Velha a Fiar”, dirigido por Humberto Mauro em 1964. Considerado um dos primeiros videoclipes do mundo, o filme é uma ilustração da canção popular “A Velha a Fiar”, interpretada pelo Trio Irakitan. Humberto Mauro (1897-1983), cuja produção cinematográfica se deu no período de 1925 a 1974. Mineiro de Volta Grande, em Minas Gerais, o cineasta realizou mais de 350 filmes entre longas e curtas-metragens distribuídos nos gêneros ficção e documentário.

31 Minutos. Dir. Álvaro Diaz e Pedro Peirano. Animação. Brasil. 2012. 2,16”. Livre

Juanín é o produtor do famoso noticiário de TV 31 Minutos, e o último de sua espécie. Mal sabe ele que sua raridade desperta o interesse de Cachirula, uma malvada colecionadora de animais em extinção que precisa dele para completar sua exótica coleção. Com a ajuda de Tio Careca, ela inicia uma caçada pelo último membro dos juanines… Vítima de um plano malévolo, Juanín é raptado e levado até o fantástico castelo de Cachirula, onde ela mantém prisioneiros todos os animais de sua coleção. A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos iniciará uma busca alucinada pelo seu amigo e companheiro de trabalho, sem saber que precisarão enfrentar um verdadeiro exército para resgatar Juanín.

Tobias tatu

O poema de Rosana Urbes apresenta um lindo e feliz tatu que só quer brincar.

Direção: Júnia Consani. Estado: SP. Categoria: animação. Ano: 2017. Duração: 0,21”

 Vivi Lobo e o quarto mágico

Vivi Lobo é zombada pelos colegas da escola por conta do seu nome. Mas quando ela descobre uma porta mágica em seu quarto, começa dentro dela um processo de transformação que a fará ver o vê-lo de uma forma diferente.

Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo. Estado: PR, Categoria: animação. Ano: 2019. Gênero: aventura. Duração. 1′

 A Piscina de Caíque

É Nóis Ki Tá Produções e Kam Filmes. Conj. Vera Cruz, Goiânia, Goiás, Brazil, 2017 . 1′

Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

 Água do espaço

Carlinho, um garoto com muita imaginação, tenta descobrir uma solução para o problema de escassez de água no mundo.

Direção: Gio Vieira. Estado: MG. Categoria: animação. Ano: 2015 . Duração: 1 min.Gênero: aventura

Bolona de pelo

Baixinho encontra uma bolona de pelo abandonada e a leva pra casa, tentando convencer o primo Bum a ficar com ela.

Direção: Almir Correia. Estado: PR. Categoria: animação. Ano: 2017. Duração:  44”Gênero: comédia / aventura

Bubu e as Corujinhas – Operação Resgate

O trio de corujinhas avista um pássaro na boca de um crocodilo e decide salvá-lo. Bubu e Biel começam a argumentar sobre o animal ser um jacaré ou um crocodilo. Bubu e Bonie vão em busca de ajuda, e pedem a colaboração do macaco, que chama outros macacos e sugere chamar também a girafa. As ararinhas-azuis e o jabuti também são convocados. Bonie bola um plano de resgate com a ajuda de todos os animais, fazendo uma ponte até o crocodilo e cutucando seu nariz com uma pena para ele espirrar.

Direção: Bruna Biasotto, Rafael Sosnowski e Thomaz Martins Estado: SC. Categoria: animação. Ano: 2017.Duração: 1′ 23”

Trailer del cortometraje “MUERO POR VOLVER”. Escrito por Belén Sánchez-Arévalo y dirigido por Javier Marco, con Mabel Rivera y Simón Andreu

0,48”

El Aspirante

Mostra de Curtas Sergipanos (Identidade Local) – 60 min

Quin, 19/11 às 18h

O DOCE EXÍLIO, Dir: Sérgio Borges; doc, SE, 2016, 18min;

Durante a ditadura do Governo Vargas, Jorge Amado, perseguido por ser ligado à Intentona Comunista, exilou-se em Estância entre os anos de 1936 e 1939. SE divertia escrevendo e promovendo eventos culturais.

CONFLITOS E ABISMOS, Dir: Everlane Moraes, animação/doc, SE, 2014, 15min;

A produção trata da história do artista plástico sergipano José Everton Santos analisando a estética do seu trabalho e enfatizando a sua concepção sobre o universo artístico. O principal objetivo é tratar filosoficamente sobre a relação existente entre arte e vida, usando um tema ao qual o artista se detém: a expressão da condição do homem.

CLANDESTINO – Dir: Baruch Blumberg, ficção/ aventura, SE, 2017, 24 min.

Tereza é uma garota comum, com uma imaginação nada comum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior, enquanto ela vai viver aventuras ao lado de sua avó.

DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO – Dir: Arthur Felipe Fiel e João Marcos Nascimento, animação, SE, 2017, 13 min.

O que acontece quando três pequenos amigos embarcam num mundo cheio de magia, aventuras e imaginação? Carlinhos, Carol e Quindin serão nossos guias no mundo da contação e com eles todos nós damos asas à imaginação!

Mostra Ibero – Avanca Film Festival – Portugal – 48 min

Qui, 19/11 às 19h

Boca do Inferno – Dir. Luis Porto. Drama, Mysterio. Portugal. 2019. 38 min. 12 anos

Um reservado poeta português e um exuberante ocultista inglês encontram-se na Lisboa de 1930. Quando o último desaparece, um detective inglês começa uma investigação minuciosa: terá sido realmente um suicídio, como noticiado? Ou um homicídio? Esta é a história real do breve encontro entre Fernando Pessoa, Aleister Crowley e Hanni Larissa Jaeger.

Trailer: https://vimeo.com/450459683

(in)UTILIDADES. Dir. Joaquim Pavão. Portugal. Documentário. 2018. 10’35’’. 12 anos.
Sinopse 
Um Portugal no auge da crise de 2008. Uma cidade que teve um corte brutal nos investimentos culturais. Um conjunto de pessoas ao acaso. A pergunta…

https://www.sympla.com.br/cinedriveinmuseudagente