Teoria cinematográfica e experiência profissional foram destaques no curso de Escrita de Séries para TV oferecido pelo Curta-SE

Para reafirmar seu compromisso com o estímulo à cultura cinematográfica no estado, a 20ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) promoveu o curso “Escrita de Séries para TV”, com o roteirista João Ademir, do Rio de Janeiro. O evento foi realizado pela AVBR Produções com patrocínio do Sebrae, contemplado através do edital de Economia Criativa do Sebrae SE.

O curso abordou os principais elementos que constituem uma série de televisão, como a construção dos personagens, a importância da estrutura dramática, a definição do tema e da premissa do projeto. Também foram vistos assuntos relacionados ao cotidiano profissional, em que roteiristas como Cleissa Regina Martins, autora do especial de Natal ‘Juntos a Magia Acontece’, exibido pela TV Globo, e Eric Paiva, editor e coordenador de Edição no programa infantil ‘TV Piá’, da TV Brasil, contaram suas experiências profissionais. 

“As participações foram muito legais, para que os alunos pudessem entender como essas pessoas estão trabalhando. E embora o caminho seja árduo, se você acreditar na sua história, se mantiver firme, trabalhando, focado, é super possível que veja sua história na tela. E eu sei do potencial que Sergipe tem para criar histórias”, disse o ministrante, João Ademir.

Para Hector Sousa, aluno do curso e graduando em Cinema e Audiovisual, foi importante agregar as teorias da  sétima arte com experiências. “Além do professor trazer a teoria e apresentar as técnicas de escrita de roteiro, também trouxe uma experiência e panorama de como é o mercado de trabalho, o que é ótimo para ter uma noção antes de entrar de cabeça. O formato online possibilitou que o João trouxesse convidados para as aulas, o que foi ótimo para termos uma pluralidade de vozes e experiências”.

João Ademir é formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e trabalha no mercado audiovisual desde 2012. Ele é coautor da série política “Baile de máscaras” (TV Cultura), do drama histórico “A revolta dos malês” (SescTV) e da animação infantil “Billy e Catarina” (TVCOM). Em 2018 e 2019, foi um dos seletores do laboratório de roteiros Sesc Argumenta. Ainda em 2019, integrou o laboratório de narrativas promovido pela TV Globo em parceria com a Feira Literária das Periferias (Flup). “A culpa é do Neymar” e “Pobre Yurinho”, curtas infantojuvenis em que também atua como diretor, foram exibidos em diversos festivais nacionais e internacionais.

Curta-SE

O Curta-Se Drive-in teve início em novembro, através do edital de Economia Criativa do Sebrae SE.